sábado, janeiro 05, 2008

Tirando aqueles...

...que pagam os seus impostos, os veraneantes são a classe mais atingida pela crise económica que tem afectado o nosso país. No que diz respeito à morte por congestão na praia, os índices caíram abruptamente este ano, em consequência da perda do poder de compra dos banhistas. Os anos dourados da sandes de cavala entomatada, da feijoada e também dos rojões à beira-mar... já eram! A 'própria da geleira' (sempre carregada do carro até à areia, pelo pai), tamanho XXL, lotada de tupperware's de panados e mines, está em vias de extinção nas praias portuguesas!!
Meus amigos, agora cada um amanha-se como pode: invariavelmente com uma sandes de delícias e pickles, que mal enche a barriga... quanto mais ter a potencia de parar a digestão.. Com mais ou menos poder de compra, o que é certo é que a artéria aorta entope.. e continua a subir o nº de enfartes e avc's provocados pelo estilo de vida actual que, hoje em dia, mata quase tanto como os acidentes de viação, atingindo faixas etárias cada vez mais jovens. Sim, porque quando se fala em DIETA, surge imediatamente o lado estético ao pensamento.. agora chamo a atenção para tudo o resto... que não o estético, mas para as escolhas erradas que fazemos na nossa alimentação! Não há protocolos preventivos, ninguém pensa em prevenção?! Pelos vistos, houve já inúmeros estudos comparando a despesa do organismo do estado em medicamentos, com a que teria se apostasse na prevenção.. é tão simples.. e tão mais económica.. a prevenção..
Porque ninguém imagina a percentagem de população que toma medicamentos para isto ou para aquilo.. evitáveis quase sempre em muitos casos! É 'bastante muito'..!
São as farmácias que nao brincam em serviço... pois são... ou é uma pedra que ninguém quer levantar?.. com medo 'do cenário do iceberg obscuro, silencioso e anafadinho'..? Que dá muito dinheiro a ganhar.. mas que mata.. incapacita.. e é como uma bola de neve...
Os profissionais de saúde fazem um trabalho penoso, porque estas sementes que deixam, demoram a crescer e dar frutos, ou seja, trabalha-se para não ver os resultados imediatos..
Fica uma ideia no ar para reflexão: mais de metade dos pacientes com sobrecarga ponderal a fazer medicação química, poderia abandonar essa medicação (logicamente, de forma acompanhada, gradual e segura), se iniciar uma alimentação adequada ao seu estado de saúde e estilo de vida presentes, melhorando assim também outros aspectos associados ao bem-estar, que não só o seu problema de peso... seria garatido, pois bastava perder alguma massa gorda e todos os parâmetros bioquímicos melhorariam.
Alguns exemplos de medicação química associada a problemas derivantes do excesso de peso: beta-bloquentes e anticoagulantes - para hipertensão e outras..; anti-ácidos e omeprazol - más digestões, fígado gordo, obstipação, entre outras..; antidepressivos e ansiolíticos - isolamento, baixa auto-estima, doenças do comportamento alimentar como anorexia e bulimia nervosas, voracidade, entre outras..; anti-inflamatórios e suplementos de cálcio - problemas osteo-articulares.. Isto dá pano para calças e vestidos e lençóis, não é para mangas!!
A intenção aki não é ser maçadora... :)
MAS O PESO! Essa é outra! Deixa lá desvendar.. 'Big mistake' considerar o peso como actor principal neste cenário. Mas é o que importa às pessoas. Infelizmente, em muitos casos, nao é por aí...
O peso, o peso... O peso é tão importante como todas as outras avaliações nutricionais.. nao é só isso que conta.. :P.. E se o peso for dado em massa muscular? Hum...?
Então e.. Uma pessoa com peso normal para a sua estrutura, tem necessariamente o colesterol LDL baixo ou normal? Hum...? Pois.. :P
E quem 'Prega' assim diz aos cardíacos, diz aos depressivos e aos que têm más digestões e diz a toda a população em geral que esta luta não pára nem parará, ainda vão ouvir falar muito mais de nós!

Eu apenas digo 'Pela boca morre o peixe'. Que já ouvi alguém dizer em tempos... Ou li num livro.. lolol :)

E tb 'Diz-me o que comes e eu dir-te-ei quem és'. Que tb já ouvi por aí.. e como concordo.. :)

E pronto(s).. (mas isto era desnecessário.. lolol :D ..e tb se ouve por aí aos montes)

Sem comentários:

baby