quarta-feira, dezembro 03, 2008

Incrível, mas verdade

Na semana passada comprei um produto que custou 1,58€. Dei à empregada 2,00€ e tirei da minha carteira 8 cêntimos, para evitar receber ainda mais moedas. A rapariga pegou no dinheiro e ficou a olhar para a máquina registadora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 cêntimos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou a contar isto? Porque me dei conta da evolução do ensino da matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino da matemática em 1950:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou € 80,00.Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00. O custo de produção desse carro de lenha é € 80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por € 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é €80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:

( ) €20,00
( ) €40,00
( ) €60,00
( ) €80,00

5. Ensino de matemática em 2000:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por € 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é € 80,00. O lucro é de € 20,00. Está certo?

( ) Sim
( ) Não

6. Ensino de matemática em 2008:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00. O custo de produção é € 80,00. Se souber ler coloque um X na primeira opção (€ 20,00).

( ) €20,00
( ) €40,00
( ) €60,00
( ) €80,00

Sem comentários:

baby