segunda-feira, junho 22, 2009

Dietistas ou nutricionistas - eis a questão?

É de conhecimento público a proposta de criação de uma ordem dos nutricionistas. E os dietistas?

Então questionamos aos decisores políticos e à sociedade em geral sobre o seguinte:

1- Se os dietistas são igualmente licenciados, mestres e doutorados, expliquem-nos porquê a diferença?
2- Se segundo a “famosa” Declaração de Bolonha, a licenciatura em Dietética e Nutrição tem 4 anos de curso, porquê a diferença?
3- Se a licenciatura em Dietética e Nutrição tem os proclamados 240 ECTS dos quais 60 ECTS são de estágio, porquê a diferença?
4- Se os dietistas estão nos hospitais a exercer funções clínicas, de coordenação e administração, porquê a diferença?
5- Se os dietistas participam activamente em congressos científicos nacionais e internacionais na área da saúde, porquê a diferença?
6- Se os dietistas são premiados com reconhecimento cientifico nacional e internacional, porquê a diferença?
7- Se os dietistas desenvolvem actividade no sector privado, como consultórios, clínicas, consultadoria e auditoria técnica, porquê adiferença?
8- Se os dietistas são reconhecidos como professores creditados pela Sociedade referência europeia em nutrição clínica, porquê a diferença?
9- Se a Federação Europeia de Associações de Dietistas (EFAD) tem como membros nacionais a associação portuguesa de dietistas e a associação portuguesa de nutricionistas, porquê a diferença?

Reflectindo sobre o assunto, talvez se encontre a diferença…

- Os dietistas são reconhecidos pelo Ministério da Saúde, que lhes atribui uma cédula profissional. Será esta a diferença?
- Os dietistas são a única profissão na área da dietética e nutrição existente na Classificação Nacional das Profissões. Será esta adiferença?

Expliquem-nos:
- Porque se alega a necessidade de criação de cursos privados de nutricionistas, para preenchimento de vagas nos cuidados de saúde primários se existem 3 instituições do ensino superior público a formar dietistas, empurrando-os para o desemprego?
- Se o estado português reconhece a importância e investe na formação destes profissionais, onde está a ordem que os representa?

EXIGIMOS SER OUVIDOS ACERCA DA ORDEM DOS PROFISSIONAIS DE DIETÉTICA E NUTRIÇÃO.

Se quer procurar a resposta para estas questões faça chegar este e-mail a:(be@be.parlamento.pt; gp_pev@pev.parlamento.pt;gp_pev@ar.parlamento.pt; gp_pp@pp.parlamento.pt;gp_pcp@pcp.parlamento.pt; gp_psd@psd.parlamento.pt;gp_ps@ps.parlamento.pt; gp_be@be.parlamento.pt )

DIVULGUE.

6 comentários:

Anónimo disse...

Exma Sra,

somos alunas do 1ºano da Licenciatura em Dietética e Nutrição da Universidade do Algarve, Escola Superior de Saúde de Faro. Estamos a fazer um trabalho sobre as funções e competências de um Dietista / Nutricionista na area Clinica.

Para realizar este trabalho fizemos um questionário, que está no seguinte link:

http://www.eSurveysPro.com/Survey.aspx?id=db2261f8-53da-431c-be0c-64098f9d0aa7


Este questionário é bastante simples de responder, tem 2 páginas e deve demorar menos de 5 minutos. Por favor divulgue este email pelos seus colegas. Este questionário é anónimo e confidencial.

Agradecemos a sua resposta.

Muito obrigada,
Cumprimentos,
Rute Espanhol

Anónimo disse...

A Ordem dos Nutricionistas carece em 1º lugar de uma regularização, sob pena de incorrer numa ilegalidade e eventual impugnação legal. Há dois tipos de profissionais, com igual formação e legitimidade para exercer a profissão: os que se formaram na altura em que o título máximo conferido pela UP era o de bacharel, e os que se formaram com o título de licenciados. Não há, contudo, qualquer distinção de conteúdo, salvo a mudança no nome de algumas cadeiras.
Mas os estatutos da futura Ordem apenas prevêem a inscrição de licenciados, o que colocará óbvias questões jurídicas: e os bacharéis?

Anónimo disse...

compreendo o que querem dizer agora há sim uma diferença, tal como há diferença entre técnicos de farmácia e farmaceuticos, assim como há uma diferença entre técnicos de laboratório e cientistas. deste modo também existe uma diferença entre dietistas e nutricionistas. dietistas são técnicos. simplesmente tem que se aceitar essa diferença, quando ela existe e não é por não querermos que ela não exista que ela vai desaparecer.

Anónimo disse...

Esta a ser redutora ao âmbito clínico, logo aí está uma razão para que os dietistas não entrem na ordem dos nutricionistas, que actuam em muito mais que a area clínica.

Essa até é uma área não tão rebuscada pelo curso de Ciências da Nutrição, mas que de facto é conotada como a principal função do nutricionista, é, infelizmente.

luna disse...

Este meu espaço é livre, tanto para as minhas opiniões, fundamentadas segundo aquilo em q acredito, como para quem o visita. Todos temos o direito à liberdade de expressão sem esperar q os outros q nos ouvem mudem a sua maneira de pensar por «dá cá aquela palha», como tal, e como não se identifica, tb n me merece qq tipo de atençao nem resposta aos seus comentarios no meu singelo blogue. Ocupe-se de dizer o que bem entende, a quem bem entende e em algum lugar de destaque, nao aqui.
Sem mais de momento e agradecida por tamanha atençao.

Anónimo disse...

Dietista e Nutricionista não é a mesma coisa, DIETISTA é uma profissão regulamentada pelo SNS e reconhecida a nivel europeu, os dietistas estão a excercer nos hospitais portugueses por possuirem competencias tecnico cientificas, enquanto que os nutricionistas ainda andam ha procura de regulamentar a profissão, julgam-se mais capazes, competentes etc, etc, mas andam pelas ervanarias a recomendar chás e ervas milagrosas, mas uma coisa é certa têm muita arrogancia aliada a ignorancia.

baby